quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Beijo


(do latim basium) é o toque dos lábios com qualquer coisa, normalmente uma pessoa. Na cultura ocidental é considerado um gesto de afeição. Entre amigos, é utilizado como cumprimento ou despedida. O beijo nos lábios de outra pessoa é um símbolo de afeição romântica ou de desejo sexual.


Os gregos adoravam beijar. MAS, foram os romanos que difundiram a prática.

Tinham também 3 tipos de beijos: basium (entre conhecidos); osculum (entre amigos) e suavium (ou beijo dos amantes).



História

Na Escócia acreditavam que a felicidade conjugal, dependia da benção do padre, que consistia em beijar os lábios da noiva no final da cerimonia. (era fino :p )

Na Russia, uma das mais altas formas de reconhecimento oficial era o beijo do czar.

No séuclo XV, os nobres franceses podiam beijar qualquer mulher.


Na Itália, se um homem beijasse uma donzela em publico, era obrigado a casar imediatamente.
(acho muito bem, beijavam-se às escondidas e aproveitavam e faziam outras coisas q ng tava a ver :p)

No Brasil, D. João VI iniciou a cerimonia do Beija-mão, no qual, em sinal de respeito, tanto os nobres, como oas pessoas + simples (escravos inclusivé), beijavam-lhe a mão direita antes de fazer o seu pedido. Este hábito foi mantido por D. Pedro I e D. Pedro II.
(são os copiões e o João parece-me que tem um fetiche por mãos ou beijos [ou ambos] :x )


Na Índia, em 2500 a.c., as pessoas beijavam os tempos de Khajuraho.

Na Suméria, as pessoas enviavam beijos aos deuses.



Cinema

1927: O primeiro filme vencedor do Oscar de melhor filme, Wings, também foi o primeiro filme (de que se tem registro) a mostrar 2 homens a beijarem-se. Trata-se de um beijo na face, apresentado de forma fraternal, absolutamente não-sexual, e não erótica.


1942: O filme Casablanca emocionou o mundo inteiro com a cena do beijo de despedida entre Humphrey Bogart (Rick) e Ingrid Bergman (Ilsa).

1953: O filme From Here to Eternity apresentou uma das cenas mais reconhecidas de beijo da história do cinema: a que ocorre entre as personagens de Burt Lancaster e Deborah Kerr enquanto estão deitados na areia da praia.

1955: No filme da Disney, Lady and the Tramp enquanto os cãezinhos comem o esparguete simultaneamente, de lados opostos, seus lábios se encontram no meio.

1957: O Guess Who's Coming to Dinner causou furor por mostrar o relacionamento de um bem-sucedido médico afro-americano, Sidney Poitier, e uma rapariga branca da classe média alta, Katharine Houghton. Em uma das primeiras cenas do filme, os dois beijam-se num taxi ao sairem do aeroporto.

1989: Cinema Paradiso, de Giuseppe Tornatore, presta na sequência final, uma homenagem ao beijo no cinema. O projectista Alfredo, Philippe Noiret, deixa de herança para seu amigo e auxiliar Salvatore, Jacques Perrin, um rolo de filme onde estão montadas todas as cenas de beijo (e algumas de nus) que haviam sido cortadas pelo padre da localidade, pois os cinemas de Itália, pertenciam em sua maioria, à Igreja.

1992: A partir desta data são entregues anualmente os Mtv Movie Awards. No qual, um dos prémios é a melhor sequência de beijo, cujos premiados foram Anna Chlumsky e Macaulay Culkin no filme My girl.

2002: Numa das prinicpais cenas do Spider-Man, Tobey Maguire beija a Kirsten Dunst, de cabeça para baixo.

2005: Brokeback Mountain causou furou em todos os lugares do mundo em que estreou. A cena que Heath Ledger (Ennis) reencontra Jake Gyllenhaal (Jack) pela primeira vez em anos, e se beijam logo imediatamente, é uma das mais lembradas. Ganhou o prémio Melhor Sequência de beijo dos Mtv Movie awards.




Televisão

1968: O primeiro beijo interracial da televisão Norte Americana, na série Star Trek .

1991: Ocorre a cena (reconhecida) como o primeiro beijo homossexual (neste caso, mulher-mulher) entre Michele Greene e Amanda Donohoe na série L.A. Law.

2000:
Na série Will & Grace, ocorre um beijo entre Eric McCormack (Will) e Sean Hayes (Jack).

2005: no ultimo episódio da telenovela brasileira America houve muito furor qd um prometido beijo homossexual masculino não ocorreu (seria o primeiro numa telenovela brasileira). A cena foi escrita e gravada, mas a Rede Globo, optou por não exibi-la, frustrando os telespectadores.

2007: A propaganda de trinta segundos dos relógios Time, com a companhia italiana Dolce & gabbana mostra dois rapazes a beijarem-se (e 2 raparigas também), ou que causou furor no mundo inteiro.


2 comentários:

Anónimo disse...

Fiquei sem saber como era o suavium...actualize-se!:P

Niu_esi disse...

Epa andam pra i muitos beijinhos, andas a dar assim, ou tas à espera de os receber? ;)